Presidente da AMEG propõe união estratégica entre associações regionais para pautas coletivas

Marcelo Morais destaca força política de 66 municípios unidos em busca de resultados mais ágeis e efetivos

 

O recém empossado presidente da Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (AMEG), Marcelo Morais, prefeito de São Sebastião do Paraíso, afirmou na última sexta-feira (3/1) logo após sua posse como presidente da associação para o exercício de 2025 que buscará um maior protagonismo da AMEG juntamente com as outras duas associações importantes e estratégicas da região, a AMOG (Associação dos Municípios da Microrregião da Baixa Mogiana) e ALAGO (Associação dos Municípios do Lago de Furnas), para fortalecimento em conjunto de pautas consideradas estratégicas para todos os municípios.

 

Morais destacou que a união das três entidades pode representar 66 municípios e uma população estimada em mais de 1,4 milhão de habitantes. “Uma associação justifica sua existência pela sua capacidade de representação e força política. Unidos, podemos buscar soluções mais eficientes e ágeis para as demandas de nossas regiões, seja em âmbito estadual ou federal”, afirmou o presidente.

 

A ideia de Marcelo é articular com os demais presidentes eleitos ou em processo de eleição para liderar as associações parceiras, como o prefeito Jarbinhas, de Guaxupé, na AMOG, e Cristiano Geraldo, de Capitólio, possível novo presidente da ALAGO. Segundo ele, a união entre os líderes das associações permitirá uma abordagem conjunta para demandas comuns.

 

“Se temos uma pauta da ALAGO, outra da AMEG e uma terceira da AMOG, iremos juntos aos órgãos competentes. Seja um deputado, governador, secretário ou até mesmo o presidente da República, nossa força estará na união e no número de municípios que representamos”, explicou Morais.

 

Força política regional unificada

Segundo o prefeito Marcelo Morais, o entendimento é de que quanto mais unidas as associações estiverem em seus pleitos, mais eficientes e ágeis serão os resultados. “Uma coisa é um presidente de associação buscar alguma ação pontual para um município da sua região, outra coisa é chegar juntos o presidente das três associações representando 66 municípios. Isso transforma demandas que antes eram vistas como locais em pautas regionais prioritárias, o que facilita o atendimento por parte das autoridades estaduais e federais”, pontuou.

 

Desenvolvimento e cobrança por respeito regional

O presidente da AMEG também destacou a necessidade de maior reconhecimento político para a região e reforçou que a união será um instrumento para garantir respeito e atenção. “Chegou a hora de as autoridades respeitarem o potencial da nossa região. Se não o fizerem, a população saberá distinguir quem realmente se preocupa com o desenvolvimento regional e quem só aparece para buscar votos em ano eleitoral”, concluiu Marcelo, em tom firme.

 

Segundo dados do IBGE, a população estimada nos municípios que integram as três associações é estimada em 1.463.620 mil habitantes. A proposta do presidente Marcelo é buscar o fortalecimento regional, reafirmando o papel das associações como instrumentos fundamentais na busca de desenvolvimento e soluções coletivas.

 

Fonte: ASCOM/AMEG

 

Fotos: Guilherme Henrique de Siqueira Medeiros/Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Sebastião de Paraíso

 

AMAURI JR NEWS

Notícias à toda hora!

Email: [email protected]

Site: www.amaurijrnews-br.informativomineiro.com

Facebook: Amauri Júnior

Instagram: amauri_juniormg

Tik Tok: amaurijunior_news

Grupos de WhatsApp

Anuncie: (35) 9.9806.5664