PALAVRA DE FÉ com Padre Dione Piza: “Ser fiel no pouco”

Na liturgia do 21º domingo do Tempo Comum, todo mundo católico ouvirá o Evangelho de Lucas 16, 1-13, o qual traz como segredo o v.10: “quem é fiel nas pequenas coisas também é fiel nas grandes”, e por leituras Amós 8,4-7 (Contra aqueles que dominam os pobres com dinheiro) e Timóteo 2,1-8 (Deus que quer que todos sejam salvos). Mas o que significa fidelidade e o que seriam as pequenas e grandes coisas.

 

Segundo o Léxico Bíblico Strong “fiel”, do grego “pistós”, significa “alguém que manteve a fé com a qual se comprometeu; no NT, alguém que confia nas promessas de Deus”. Note bem: fé, no grego é “pistis” e significa “convicção ou crença que diz respeito ao relacionamento do homem com Deus e com as coisas divinas, geralmente como a ideia inclusa de confiança e fervor santo nascido da fé e unido com ela”.

 

Sim, caro leito, fidelidade e fé, nos lábios de Jesus é quase a mesma coisa. Por isso, finaliza o evangelho: “vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro”! Nosso Senhor sabe que são necessários o trabalho e o dinheiro para manutenção digna da vida: ele se fez “filho de um carpinteiro” e pagou os impostos que lhe era exigido (Mt 17, 24-27). Porém, Jesus também sabe o perigo de idolatrar às riquezas. Nos tempos atuais poderíamos dizer: Jesus sabe o mal da busca desenfreada do status, da beleza, do corpo perfeito, da modernidade, da libertinagem, do amor sem compromisso…

 

A proposta de Jesus é quase um conceito psicológico: seja fiel (tenha fé) com o que você já tem e já é, e acredite, Deus te dará muito mais. E lembre-se, a matemática divina não é o jeito humano de fazer contas: Para Deus, o maior é o menor (Lc 9, 46-50), tem mais quem partilha mais (Mt 5,40), ganha quem perde (Mt 10,39), os primeiros são os últimos (Lc 13,30)…

 

Seremos felizes quando entendermos que precisamos do dinheiro, e de tudo o que ele possibilita, para chegar à salvação, e que o dinheiro, e de tudo o que ele possibilita, não é a salvação! Para isso, é preciso muita coragem! “Por isso, não tenhais medo de acolher Cristo e de aceitar o Seu poder!” (S.JPII), e “alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos” (Filp 4,4).

 

Padre Dione Piza

Pároco da Paróquia São Sebastião de Juruaia/MG

 

 

AMAURI JR NEWS

Notícias à toda hora!

Site: www.amaurijrnews-br.informativomineiro.com

Facebook: Amauri Júnior

Instagram: amauri_juniormg

Tik Tok: amaurijunior_news

07 grupos de WhatsApp

Anuncie: (35) 9.9806.5664