GUAXUPÉ – Polícia Civil de Minas Gerais prende dois suspeitos por abuso sexual de crianças

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) finalizou investigações que resultaram na prisão de dois indivíduos envolvidos em crimes de abuso sexual contra crianças. A Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) em Guaxupé, no Sul de Minas, foi responsável por identificar e capturar os suspeitos, que enfrentam acusações de estupro de vulnerável, conforme estabelece o artigo 217-A do Código Penal.

 

No primeiro caso, os fatos vieram à tona a partir do relato de um dos netos, uma criança de 11 anos, inicialmente focado em maus-tratos. Com o início das investigações, o caso tomou novo rumo, apontando a ocorrência de crimes contra a dignidade sexual. Ao longo da apuração, revelaram-se mais três vítimas, todas netas do suspeito, um homem de 59 anos, o que evidenciou um padrão que sugere que ele se aproveitou da relação familiar para perpetuar os atos de violência. A prisão preventiva do investigado foi cumprida na manhã de sexta-feira (13/12).

 

No segundo caso, um homem de 46 anos foi preso após denúncias de que teria abusado de sua vizinha, uma menina de apenas seis anos à época. A denúncia emergiu após uma palestra sobre prevenção à violência sexual na escola, ministrada pela Guarda Civil Municipal da cidade. Essa revelação abriu caminho para a identificação de outros relatos semelhantes envolvendo familiares. A prisão preventiva do suspeito foi cumprida na manhã de ontem (16/12).

 

A autoridade policial representou pelas prisões preventivas, que foram deferidas, e os investigados agora estão sob custódia no Presídio de Guaranésia.

 

A Dra. Mireli Mafra, delegada titular da DEAM, ressaltou a importância de manter a vigilância da sociedade e o estímulo às vítimas para que realizem denúncias, destacando que a educação é uma ferramenta poderosa na identificação e combate ao abuso infantil: “Além das vítimas já identificadas, há indícios de que poderiam existir outros eventos não denunciados, por isso é crucial que a sociedade permaneça atenta e que as vítimas se sintam encorajadas a denunciar qualquer tipo de abuso, para que possam buscar a proteção e a responsabilização dos agressores. Essas investigações também demonstram o impacto positivo de ações educativas na identificação e combate ao abuso infantil, mostrando também a importância da informação e de um ambiente de escuta e acolhimento para que as vítimas possam buscar apoio e justiça.”

 

O Delegado Regional, Dr. Fabiano Roberto Mazzarotto Gonçalves, complementou a importância da atuação de órgãos especializados na investigação de crimes sexuais: “A atuação da Polícia Civil nestes casos ilustra o compromisso com a investigação qualificada para desmantelar essas redes de abuso e oferecer o e necessário às vítimas. Além disso, campanhas de conscientização e educação sobre os direitos das crianças e adolescentes são essenciais para a prevenção, a denúncia e a responsabilização efetiva dos autores.”

 

Fonte: PCMG

 

AMAURI JR NEWS

Notícias à toda hora!

Email: [email protected]

Site: www.amaurijrnews-br.informativomineiro.com

Facebook: Amauri Júnior

Instagram: amauri_juniormg

Tik Tok: amaurijunior_news

Grupos de WhatsApp

Anuncie: (35) 9.9806.5664